O que fazer para que sua demanda trabalhista não atrapalhe a contabilidade?

Toda a movimentação financeira do negócio deve ser registrada e provisionada pelo setor contábil. Contratações, demissões, acordos trabalhistas, férias, entre outras rotinas do Recursos Humanos (RH) e do Departamento Pessoal (DP) precisam ser contabilizados.

Por isso, para que a contabilidade da empresa seja feita corretamente, as demandas trabalhistas também precisam ter sido feitas com extremo cuidado. Caso contrário, a empresa pode ter que arcar com multas e processos. Confira algumas medidas que devem ser adotadas nos departamentos de RH e DP da sua empresa para evitar problemas! 

Repassar as informações adequadamente 

Como dissemos na introdução, a admissão e demissão de funcionários da empresa, bem como a apuração de horas extras, comissões, atrasos e faltas, precisam ser repassadas ao escritório de contabilidade em tempo hábil.

Os dados são fundamentais para o desenvolvimento dos demonstrativos e balancetes contábeis — ferramentas que são aproveitadas para analisar a situação financeira da empresa. 

Além disso, as informações são usadas para os cálculos de tributação. Sendo assim, caso existam erros, pode acontecer de a empresa pagar impostos a mais ou a menos, o que pode ter consequências desastrosas para o negócio. 

Aproveitar a tecnologia 

A folha de pagamento é essencial para a gestão fiscal da empresa. Erros de digitação ou de cálculos, por exemplo, podem provocar prejuízos muito grandes para o negócio. Uma forma de minimizar os erros é usar sistemas integrados e automatizados, que processam as informações automaticamente e permite que os dados sejam compartilhados com o setor de contabilidade. 

Usar corretamente o eSocial

O eSocial é um sistema criado pelo Governo Federal com o objetivo de centralizar o envio de todas as informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais das empresas. A sua implantação já está acontecendo desde o ano passado e deve ser finalizada em agosto de 2019, e é fundamental que os profissionais de RH saibam como alimentá-lo. 

Documentos que antes eram entregues separadamente, como o Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e a Guia da Previdência Social (GPS), vão ser apresentados de forma digital. A atualização correta dos dados evita o pagamento de multas e ajuda a contabilidade atender todas as solicitações da fiscalização. 

Como vimos, a organização da demanda trabalhista é fundamental para que a contabilidade execute o seu trabalho. Sendo assim, o Recursos Humanos e o Departamento Pessoal precisam atuar de forma sincronizada e cientes que as rotinas dos setores interferem em outros processos da empresa — inclusive o contábil. 

Acompanhe a Exclusive Contabilidade nas redes sociais para continuar por dentro das melhores práticas de gestão para o seu negócio!

Informações de contato

Rua Arnóbio Marquês, 253
Sala 2105 Empresarial Camilo Brito
Boa Vista, Recife - PE
CEP 52171-011

81 3129.8884
81 9.8516.5903
81 9.9689.0502

© EC Exclusive - Desenvolvido por Public Online