Lucro Real e Lucro Presumido: como escolher entre eles?

Toda empresa precisa exercer os seus processos contábeis de acordo com um regime de tributação. Isso significa que existem leis que organizam a maneira com a qual esses tributos devem ser pagos. Duas dessas alternativas tributárias geram dúvidas entre os empreendedores: sistema de lucro real e lucro presumido.

Para ajudá-lo a compreender melhor esse assunto, de modo que você opte pelo mais adequado à sua empresa, decidimos publicar este artigo. Leia e entenda!

Lucro Real e Lucro Presumido: qual é a diferença básica?

Como os nomes já sugerem, no lucro real, o negócio será tributado de acordo com o que lucrou em determinado período. Já no lucro presumido, a tributação ocorrerá de acordo com aquilo que o governo acredita que a empresa obterá de lucro.

É importante esclarecer que quem define a alíquota do lucro presumido é o governo. Para cada atividade empresarial realizada, existe uma alíquota predeterminada de lucro presumido. Por exemplo: empresas que atuam no transporte de cargas, pagam 8% de imposto, pois o governo presume que nessa atividade, o lucro atinja esse valor.

De quais impostos estamos falando?

A escolha pelo sistema de tributação afetará o pagamento de muitos tributos, são eles:

  • PIS;
  • COFINS;
  • ISS (pago ao município);
  • ICMS (pago ao estado);
  • CSLL;
  • IRPJ.

No caso do lucro presumido, ainda existe a alíquota “adicional de IR”. Isso quer dizer que se a base de cálculo ultrapassar R$ 20 mil mensais, será cobrado um adicional de 10% sobre esse valor.

Como escolher o melhor regime de tributação?

Dependendo da atividade da sua empresa, o regime de tributação será imposto pelo governo. Bancos, empresas que recebam benefícios fiscais, que faturem mais de R$ 78 milhões a.a., e aquelas que têm lucro no exterior serão tributadas pelo regime de lucro real.

Nos demais casos, é possível aderir ao lucro presumido. Contudo, essa escolha depende de uma análise tributária, pois caso a empresa escolha o regime de forma equivocada, ela corre o risco de gastar mais com impostos do que deveria.

Por isso, é muito importante consultar um escritório contábil antes de fazer essa escolha. Os contadores conseguirão entender quais são as características da atividade econômica desempenhada pelo negócio e ajudarão o empresário a escolher o regime de tributação adequado.

Agora que você entendeu o que significa lucro real e presumido, deve ter percebido o quanto uma consultoria contábil pode ajudá-lo, não é mesmo?

Por isso, convidamos você a entrar em contato com o nosso escritório, pois atuamos há décadas no mercado e queremos contribuir para o sucesso da sua empresa.

Informações de contato

Rua Arnóbio Marquês, 253
Sala 2105 Empresarial Camilo Brito
Boa Vista, Recife - PE
CEP 52171-011

81 3129.8884
81 9.8516.5903
81 9.9689.0502

© EC Exclusive - Desenvolvido por Public Online