Aprenda a realizar um bom planejamento tributário!

No Brasil, para funcionar legalmente, uma empresa precisa lidar com uma alta carga tributária — são inúmeros encargos federais, estaduais e municipais. Felizmente, existe uma forma lícita de reduzir o pagamento de impostos: fazer um planejamento tributário.

Além de evitar os temidos problemas fiscais e aumentar os ganhos, organizar a situação tributária também facilita o fluxo de caixa, ajuda na precificação de produtos, entre outros benefícios. Continue conosco para ler algumas dicas de como realizar um bom planejamento tributário!

Pesquise sobre os tributos

O primeiro passo é analisar o cenário tributário da empresa. Pode parecer óbvio, mas muitos empresários não sabem quais encargos pagam. Veja algumas questões que precisam ser respondidas durante o diagnóstico: 

  • quais são e quanto custam os impostos pagos?
  • quando e como podem ser pagos os tributos?
  • qual é a origem ou incidência de cada um deles?

Também é válido verificar se é vantajoso e possível alterar o enquadramento tributário (Simples Nacional, Lucro Presumido, Lucro Real). A escolha interfere diretamente nas obrigações fiscais da empresa e deve ser feita junto com o escritório de contabilidade

Contrate um escritório de contabilidade

A legislação de tributos é complexa e, por mais que o gestor do negócio esteja por dentro do assunto, é essencial contar com o apoio de especialistas. Por isso, o escritório de contabilidade tem um papel fundamental na organização dos tributos.

Conheça algumas das vantagens de contratar uma equipe contábil:  

  • evita erros na hora de calcular os impostos;
  • auxilia na escolha do regime de tributação certo;
  • reduz as chances de pagar tributos desnecessários e multas fiscais. 

Organize as finanças 

Saber quais são os tributos da empresa e ter uma previsão do valor que deve ser desembolsado também facilita a organização financeira. Afinal, é preciso garantir que a organização terá dinheiro para cumprir com as obrigações fiscais. Pagar impostos atrasados pode causar vários problemas, como multas, restrições de crédito e até o fechamento do negócio. 

Portanto, é fundamental manter uma reserva financeira, controlar os gastos e despesas e  separar as finanças empresariais das pessoais. Vale destacar que contratar o escritório de contabilidade também será útil para manter a situação financeira em dia.  

O pagamento de impostos impacta a rentabilidade e a viabilidade de qualquer negócio. Por isso, fazer um planejamento tributário deve ser uma das prioridades de empresas que desejam crescer de forma saudável. A organização da tributação deve ser revista e avaliada para verificar se os objetivos estão sendo alcançados ou se algum aspecto pode ser corrigido.  

Gostou do artigo? Aproveite para seguir a Exclusive Contabilidade nas redes sociais! 

Informações de contato

Rua Arnóbio Marquês, 253
Sala 2105 Empresarial Camilo Brito
Boa Vista, Recife - PE
CEP 52171-011

81 3129.8884
81 9.8516.5903
81 9.9689.0502

© EC Exclusive - Desenvolvido por Public Online